Get the facts straight
Quando não há sol ou vento, precisamos de um plano B, normalmente à base de combustíveis fósseis
Published by Jornal de Negocios
Em termos energéticos, África é o continente mais "renovável" do mundo. No mundo rico, as energias renováveis representam menos de um décimo do fornecimento total de energia. Os 900 milhões de pessoas da África Sub-Saariana (excluindo a África do Sul) recebem 80% da sua energia a partir de fontes renováveis.
Published by Negócios
Mesmo os activistas do clima cada vez mais reconhecem que a retórica sobre o acordo mundial para reduzir as emissões dos gases de efeito de estufa, concluído em Paris há um ano, não vai ao encontro das actuais promessas que dizem respeito às temperaturas. Isto deveria levar-nos a pensar em soluções alternativas e inteligentes. Mas tal alternativa, a geoengenharia, é uma solução que muitas pessoas recusam.
Trump merece ser criticado por abandonar o acordo climático de Paris sem nenhum plano de acção alternativo. Mas, ignorando a realidade, o resto do mundo não está a fazer muito melhor.
A decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris deixa o país sem uma política para o aquecimento global. Isso é alarmante. Mas a resposta do mundo – redobrar os esforços, em oposição a Trump – também deve causar preocupação.